top of page

1º Meeting da Hotelaria de BH e Entorno fortalece união do trade e propõe novos rumos para o turismo mineiro

  • Foto do escritor: Fluxo BH
    Fluxo BH
  • há 1 dia
  • 3 min de leitura

 

ree

ree

Por: Mauro But


Belo Horizonte recebeu, no dia 29 de outubro de 2025, o 1º Meeting da Hotelaria de BH e Entorno, no Hotel Mercure Lourdes, um evento que reuniu as principais lideranças do turismo, da hotelaria e da cultura de Minas Gerais. Promovido pelo Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau (Casa do Turismo), com apoio da ABIH-MG e patrocínio da Codemge, o encontro marcou um importante movimento de integração entre o setor público e privado, com o objetivo de fortalecer a competitividade do destino mineiro frente a outros estados do Brasil.

Autoridades e lideranças presentes

Participaram do evento Bárbara Botega, secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Bárbara Menucci, diretora da Belotur, e Flávia Badaró, presidente da ABIH-MG. Além delas, estiveram presentes deputados, empresários, jornalistas e gestores públicos que representam as cadeias produtivas do turismo e da hotelaria.

O evento foi marcado por palestras, painéis e debates sobre o fortalecimento do setor hoteleiro, a atração de grandes eventos e a importância de estratégias conjuntas para impulsionar a economia do turismo em Minas Gerais.

Competitividade e união no centro do debate

Em sua fala, Érica Drumond destacou o significado do Meeting como um símbolo de união entre os elos da cadeia produtiva do turismo:

“Queremos que hotéis, fornecedores, agentes de viagem, produtores de eventos, taxistas e todos os que fazem parte desse ecossistema estejam juntos. Quanto mais turistas desembarcarem em nossos aeroportos e rodoviárias, mais receita e empregos serão gerados. O momento é de união e estratégia para atrair novos investidores e eventos nacionais e internacionais”, afirmou.

Érica ainda chamou atenção para a competitividade entre as capitais brasileiras, ressaltando que Belo Horizonte precisa se manter forte na captação de eventos e no equilíbrio de preços e qualidade de serviços.

“Hoje, BH tem uma vantagem competitiva. Mesmo em um cenário desafiador, o setor se mantém unido e preparado para crescer”, completou.

Belo Horizonte em destaque nacional

A representante da Belotur, Bárbara Menucci, reforçou o papel da capital mineira como referência em hospitalidade e turismo cultural.

“É uma honra representar a Prefeitura e mostrar que a Belotur vem atuando para consolidar Belo Horizonte como um dos destinos mais procurados do país. Entre janeiro e agosto de 2025, o Aeroporto Internacional registrou aumento de 11,6% no fluxo de passageiros, o que comprova nosso potencial como porta de entrada para Minas”, destacou.

Ela também apresentou dados sobre o sucesso do Carnaval e do Arraial de Belo Horizonte reconhecidos nacionalmente e anunciou o novo posicionamento turístico da cidade:

“O ‘Te Encontro em BH’ é um convite para vivermos experiências únicas, criarmos conexões e celebrarmos o espírito acolhedor do belo-horizontino.”

Visão estratégica do Governo de Minas

A secretária Bárbara Botega ressaltou a importância da integração entre o governo e a iniciativa privada, destacando o papel da Codemge na valorização do turismo como vetor de desenvolvimento econômico.

“Belo Horizonte é uma cidade naturalmente vocacionada para grandes eventos. Nosso desafio é reconstruir essa história e reposicionar a capital mineira no cenário nacional e internacional. A união de todos os agentes  públicos e privados é o caminho para gerar mais empregos, oportunidades e fortalecer o ambiente de negócios”, afirmou.

Bárbara também anunciou avanços em políticas que permitem campanhas de promoção turística fora de Minas Gerais, ressaltando que a gestão atual trabalha para “melhorar o ambiente de negócios e atrair investimentos estratégicos para o setor”.

A força da hotelaria mineira

 Flávia Badaró, presidente da ABIH-MG, enfatizou que a hotelaria é o alicerce da cadeia do turismo e que eventos como este fortalecem ainda mais o segmento:

“A união é fundamental para o crescimento. O Meeting é um marco para o setor, pois estimula o diálogo, o compartilhamento de ideias e o fortalecimento das políticas que beneficiam toda a indústria hoteleira. Ser associado à ABIH-MG é ter acesso a conhecimento, representação e oportunidades que ajudam o empresário a crescer com segurança e apoio institucional.”

Um novo ciclo para o turismo mineiro

O 1º Meeting da Hotelaria de BH e Entorno não apenas reforçou a força da capital dos grandes eventos, mas também simbolizou o início de um novo ciclo de integração entre hotelaria, cultura, gastronomia e eventos pilares que tornam Belo Horizonte um destino cada vez mais atrativo e competitivo no cenário nacional e internacional.

ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree

Comentários


bottom of page