top of page

Artéza: Cervejaria é sensação no Prado

João Paulo Dornas

Fabricar a própria cerveja e vendê-la in loco virou uma sensação na cidade. Um dos exemplos disso é a Arteza. A cervejaria chega forte no Prado, após o pico das restrições da pandemia, mostrando que os bairros tradicionais também estão firmes no mercado cervejeiro. A artesanal utiliza apenas ingredientes nobres em seu processo de produção e recebeu o nome por ser um produto totalmente caseiro e natural. É artesanal em todos os sentidos já que as receitas da Artéza foram desenvolvidas em reuniões de família, e em pouco tempo, amigos também passaram a demonstrar apreço. Daí veio a necessidade de se profissionalizar, a fim de tornar a marca um produto para todos degustarem a apreciarem.

A CASA Após o sucesso entre amigos, a artesanal começou a participar de festivais sempre com sua tradicional Kombi, que é o xodó da marca. Logo a frente houve a necessidade de um ponto. Uma casa no Prado foi escolhida para ser o reduto cervejeiro. É um espaço exclusivo que oferece chope artesanal próprio e tira-gostos especiais em um ambiente diferenciado voltado às artes, à descontração e à pluralidade musical. O point é um empreendimento dos sócios Marlos Pires Gonçalves. Ele é cervejeiro da Cervejaria Artéza. “Isso tudo aconteceu por causa de uma vontade minha de fazer uma cerveja em casa. E deu certo. Lógico que fui atrás de cursos. As pessoas adoram um produto exclusivo como é a nossa cerveja. O projeto visa popularizar a cultura cervejeira e quer oferecer ao público uma boa variedade de cervejas e chopes artesanais a preços justos e também uma cozinha toda feita à mão”, comenta Marlos, que também é professor de língua Portuguesa, trabalhando nos principais cursinhos de Minas, mas hoje dedica-se a outra paixão. Mas o sugestivo nome de Arteza vem dessa ligação com a língua de Camões. A "fábrica bar" tem capacidade para receber 300 pessoas , com ambientes internos e externos: "Trata-se de um espaço criado no fundo do quintal de uma clássica residência. A garagem se transformou em um corredor à meia luz, no estilo bistrô", explica Marlos. Ao final desse túnel, as pessoas dão de cara com a frente clássica de uma Kombi da década de 80, transformada em caixa do estabelecimento. “Escolhemos o Prado por se tratar de um tradicional bairro de Belo Horizonte, com suas clássicas residências que sobrevivem ao passar das décadas e por já ser reconhecido como um bairro onde há entretenimento, moda, cultura, bebida e comida boa. Nossa proposta é trazer bom entretenimento, bebida e comida diferenciada, fora do que já se encontra na região”, comenta Mirtes Martiniano, comandante do cardápio da casa. O salão principal comporta a torre-chopeira, composta por 12 torneiras. A cozinha recebeu o singelo nome de “A Casa”, onde são preparados os quitutes que acompanham as cervejas como carne de lata (a verdadeira), pastelzinho da vovó, croquete do chef, costelinha, torresminho, mandioca frita com torresmo, torresmão de barriga, quibe, pernil, isca de tilápia, linguiça, batata frita, sanduíche de queijo e o exclusivíssimo sanduíche de cerveja. Ele é feito com pão de malte, pernil e molho a base de lúpulos. O espaço também foi pensado para receber exposições de arte, feiras e festivais diversos e terá uma agenda musical constante que irá perpassar entre o jazz, blues, rock clássico, samba de roda e também um bom chorinho.

ESTILOS Belgian Pale Ale Cerveja ale, de cor acobreada, moderadamente maltosa, de amargor médio e um delicado sabor frutado. Tem espuma branca, cremosa e duradoura. Atualmente, é considerada uma cerveja para todas as ocasiões. Harmonização: Excelente cerveja para acompanhar pratos fritos em geral, carne de vitela, de cabrito, carnes de caça e macarrão com molho de queijo. Dry Stout Cerveja de coloração escura, aromas e sabores de café torrado e, às vezes, com um traço de chocolate. Colarinho de bege a marrom, espesso, cremoso e persistente. Harmonização: É uma ótima cerveja para acompanhar marisco, ostras e guisados de carne. No lado das sobremesas, torta de frutas, bases de chocolates e até uma musse de café. Hop Lager A Hop Lager é uma cerveja de coloração dourada, leve e bem refrescante, que apresenta amargor de médio a alto, com aromas cítricos e florais dos lúpulos americanos, além de espuma branca e persistente. Harmonização: Hambúrguer, carnes assadas, comida mexicana ou tailandesa, queijos cheddar ou parmesão, saladas. Pilsen Cerveja dourada com espuma cremosa e persistente. Seu sabor é de baixo amargor, leve e marcante, devido à presença de maltes e lúpulos de ótima qualidade. Uma bebida que tem a harmonia perfeita entre o aroma e paladar proporcionando uma experiência refrescante e saborosa. Harmonização: Casquinha de siri, frutos do mar em geral, lombo de porco, alguns queijos como o cheddar e saladas. American IPA Cerveja de coloração âmbar-avermelhado. Seu sabor apresenta amargor acentuado que, ao mesmo tempo, se contrasta com um leve dulçor proveniente dos maltes especiais, proporcionando um equilíbrio perfeito. Seu aroma é cítrico e floral, típico dos clássicos maltes americanos. Harmonização: Hambúrguer, carne assada, chouriço, bacon e queijos mais duros e amarelos se dão bem com o amargor dessa cerveja. GOIAPA Trata-se de uma American Pale Ale com polpa de goiaba fresca. É uma cerveja de coloração que varia de dourado médio até cobre avermelhado; é bem refrescante e apresenta amargor de médio a alto, com leve aroma de goiaba vermelha, além de espuma branca, cremosa e persistente. Harmonização: Hambúrguer, carnes assadas, comida mexicana ou tailandesa, queijos cheddar ou parmesão, saladas.



Comments


bottom of page