Artesãos mineiros ultrapassam R$ 780 mil comercializados na maior feira de artesanato da América Latina
- Fluxo BH
- 31 de jul.
- 2 min de leitura
Secult
Faturamento foi maior em relação às duas últimas edições da Fenearte; ação beneficiou mais de 200 artesãos



Artesãos mineiros ultrapassaram R$ 780 mil em produtos comercializados durante a 25ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Pernambuco, alcançando o maior valor desde 2023. Ao todo, foram comercializadas mais de 9,4 mil peças.A geração de renda só foi possível graças ao apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), em parceria com o Sebrae Minas, e o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp).
A feira contou com a comercialização do trabalho de mais de 200 artesãos e de entidades representativas de Belo Horizonte e de outros 18 municípios mineiros, que foram selecionados por meio de edital de chamamento público da Sede-MG.Na avaliação da secretária da Sede-MG, Mila Corrêa da Costa, o apoio do Governo de Minas demonstra o compromisso com o desenvolvimento e valorização do setor artesanal.“A participação de Minas Gerais na Fenearte é uma oportunidade para que artesãos mineiros mostrem seus produtos a um público diversificado, valorizando e fortalecendo a imagem do estado como um polo de artesanato de qualidade, bem como de garantirem uma renda por meio vendas que são realizadas", destaca a secretária.
Apoio transformado em tradição
Desde 2004, o Governo de Minas Gerais, em parceria com o Sebrae Minas, está presente de forma ininterrupta em todas as edições da Fenearte por meio da Diretoria do Artesanato Mineiro, da Sede-MG. Assim, o governo cumpre seu papel de fomentar e desenvolver o artesanato mineiro, sendo o segundo maior estado em representatividade no evento.
“Já são 21 anos que o Estado está presente de forma ininterrupta na Fenearte, cumprindo nosso papel de fomentar o artesanato local. O Governo de Minas valoriza e segue apoiando esse setor que também promove geração de renda e dignidade para os mineiros”, destaca o subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo, Rodrigo Melo.
A Fenearte é a maior feira de artesanato da América Latina e este ano celebra 25 anos de história com o tema: “Feira das Feiras”. Esta edição ocorreu ente os dias 9 e 20/7 e contou com a participação de cerca de 5 mil artesãos de todo o Brasil e do exterior, além da presença de 340 mil visitantes.
Comentários