BAIRRO HAVAí: POLÊMICA NA MATA DA REPRESA
- Fluxo BH

- 19 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
CMBH
Alvo de protesto de moradores e ambientalistas nas últimas semanas, o início das obras de um empreendimento imobiliário vizinho à Mata da Represa, situada no Bairro Havaí, Região Oeste de Belo Horizonte, é tema de audiência pública nesta terça-feira (20/4), às 13h40, realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana. A área escolhida para a construção do condomínio faz divisa com uma Área de Proteção Permanente (APP) e fica próxima a diversas nascentes do complexo Grota da Ventosa, que está na área da Sub-Bacia Hidrográfica do Córrego Cercadinho. De acordo com informações do Projeto Manuelzão, a Prefeitura teria autorizado a supressão de 927 árvores para as obras. Em reunião extraordinária nesta segunda-feira (19/4), a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana também agendou para o dia 27 de abril audiência pública para discutir exploração de minério na Serra do Curral.
Conforme reportagem veiculada no site do Projeto Manuelzão na última sexta-feira (16/4), o empreendimento da Precon Engenharia prevê a construção de um condomínio residencial com oito torres, em um espaço de 12 mil m². Os trabalhos começaram no mês de março e estão previstos para terminar em setembro de 2023. Moradores do Bairro Havaí e de bairros vizinhos como Jardim América e Buritis, em manifestação, pediram providências da Prefeitura para reaver o direito coletivo ao local.
Entre os impactos negativos das obras apontados pelo Manuelzão estão a redução da drenagem do solo e o aumento da densidade populacional do local, numa área com histórico de enchentes e perdas materiais decorrentes. Conforme informou o site, após os protestos e o envio de ação civil pública (ACP) ao Ministério Público, a Prefeitura teria decidido suspender por tempo indeterminado o desmatamento.
São autores do requerimento que originou a audiência Macaé Evaristo (PT), Duda Salabert (PDT) e Irlan Melo (PSD). Além de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Construtora Precon, moradores e especialistas, foram acrescidos à lista de convidados, representantes da Secretaria Municipal de Política Urbana e da Administração Regional Oeste.




Comentários