top of page

BH recebe lançamento do Memorial da Imigração Libanesa em Minas

  • Foto do escritor: Fluxo BH
    Fluxo BH
  • 3 de set.
  • 1 min de leitura
ree

ree

Por: Mauro But

Na última terça-feira (2), Belo Horizonte sediou um marco histórico para a preservação da memória cultural de Minas Gerais. Foi lançado, no Clube Libanês, o Memorial da Imigração Libanesa em Minas Gerais, iniciativa pioneira que resgata a trajetória, a contribuição e a influência da comunidade libanesa no desenvolvimento econômico, social e cultural do estado.

O evento contou com a presença do governador Romeu Zema, parlamentares, empresários, lideranças e representantes de entidades importantes, como Peter Mangabeira, presidente da ABAV-MG, e Alexandre Brandão, presidente da Skal Internacional Belo Horizonte e vice-presidente da ABAV-MG.

Em seu pronunciamento, o presidente da Fuliban, Frederico Abourachid, destacou os principais marcos da imigração libanesa em Minas e a importância de preservar essa história. O governador Romeu Zema ressaltou a resiliência e o legado dos imigrantes, lembrando que chegaram em tempos de muitas dificuldades, sem infraestrutura, sem tecnologia e com grandes desafios e, ainda assim, conseguiram prosperar, gerar empregos e impulsionar o crescimento do estado.

A cerimônia também foi marcada por apresentações de danças típicas libanesas, que encantaram os convidados e trouxeram um pouco da cultura do Líbano para Minas Gerais.

O Memorial reúne três eixos principais: a trajetória de 55 anos da Fuliban, um timeline ilustrativo das fases da imigração libanesa no estado e a exposição “Alma Libanesa”, que combina fotografia e trechos da obra O Profeta, de Khalil Gibran. O projeto busca educar, celebrar e valorizar o legado libanês em Minas Gerais, reforçando a importância da diversidade cultural como pilar de desenvolvimento.

ree
ree
ree
ree

1 comentário


presidencia
03 de set.

Excelente o evento os libanês sao importantes para Minas Gerais

Curtir
bottom of page