"Café com Tudo" é oficialmente aberto em Varginha
- Fluxo BH
- há 16 horas
- 2 min de leitura
Evento reforça potencial do café como motor econômico e turístico do Sul de Minas


Por Mauro But
VARGINHA (MG) — Foi aberta oficialmente hoje, com grande participação de autoridades e representantes do setor, a edição 2025 do “Café com Tudo: Fórum Regional da Cultura Caféeira na Microrregião de Varginha”. O evento, realizado nos dias 22 e 23 de maio, das 8h às 20h, no Centro de Excelência em Cafeicultura – SENAR, reúne produtores, profissionais do setor, empreendedores, turistas e amantes do café para uma imersão completa no universo do principal produto de exportação da cidade.
A cerimônia contou com a presença de importantes nomes do cenário político e do setor produtivo, como o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, o prefeito municipal de Varginha, Leonardo Ciasci, o ex-prefeito de Varginha, Verde Lúcio, e o ex-prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves. Todos reforçaram a importância estratégica do café não apenas como produto de consumo, mas como um potente vetor para o desenvolvimento econômico, turístico e cultural do Sul de Minas.
Varginha se destaca hoje como o maior exportador de café do Brasil, posição que confere ao município e à região um papel de protagonismo no cenário nacional e internacional. Segundo os organizadores, o evento busca conectar saberes e fortalecer a identidade cultural da cafeicultura, promovendo ações conjuntas para impulsionar o turismo rural e consolidar o café como símbolo de desenvolvimento sustentável.
Durante a solenidade, foi destacado um dos principais projetos em andamento: a criação da primeira Rota do Café do Sul de Minas, uma iniciativa que já está estruturada com infraestrutura planejada, pontos de apoio e atendimento ao turista. O projeto será apresentado oficialmente ao prefeito de Três Pontas, ao prefeito de Varginha e ao secretário estadual, que já demonstrou total apoio à proposta.
"O evento Café com Tudo fortalece esse segmento e evidencia a importância que o café tem não apenas para Minas Gerais, mas especialmente para o Sul de Minas, como indutor de turismo de negócios. Estamos falando de uma cadeia que pode gerar milhões de oportunidades de emprego e renda, através da valorização do turismo rural, das feiras, exposições, workshops e do fortalecimento da nossa cultura", destacou o empresário e Presidente da EDERSUL, Bráz Pagani..
Ao longo dos dois dias de evento, o público poderá participar de uma programação diversificada, que inclui:
Palestras com especialistas do setor
Mesas de debate sobre desafios e oportunidades da cafeicultura, cultura e turismo
Workshops práticos
Feirinhas com produtos regionais
Exposição de artesanato
Atrações culturais e artísticas
Mostra e exposição fotográfica sobre o universo do café
Mais do que um fórum técnico, o “Café com Tudo” se consolida como um movimento cultural e econômico, promovendo o intercâmbio de experiências e fortalecendo a cultura cafeicultora que há séculos molda a identidade do povo mineiro.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla ou escaneando o QR Code disponível nos materiais de divulgação.
“O café é nosso. A cultura também. Vamos celebrar juntos!” — este é o chamado para todos que desejam conhecer, valorizar e impulsionar ainda mais a força do café na região que é referência nacional e internacional.



Comments