CÂMARA: Comissão apoia restrição de guloseimas nas escolas
Preocupada com o valor nutricional da alimentação diária e o impacto disso na saúde das crianças, a Comissão de Saúde e Saneamento referendou o Projeto de Lei 828/19, de Catatau do Povo (PHS), que propõe a implantação de melhores hábitos alimentares nas escolas da capital, como forma de combate à desnutrição e de prevenção à obesidade. O texto esteve em análise no Colegiado na tarde desta quarta-feira (27/11), quando foram apreciados também outros temas como ampliação de centro de saúde no Bairro das Indústrias (Barreiro) e jornada de 30 horas para profissional de enfermagem. Confira a pauta completa e o resultado da reunião.
Com parecer favorável da Comissão, avança na Casa o PL 828/19, que institui a Semana da Conscientização Alimentar, a ser iniciada no dia 28 de setembro (Dia Internacional do Direito ao Saber) e concluída no dia 1° de outubro (Dia Mundial do Vegetarianismo). O principal objetivo da proposta seria o combate ao “raquitismo nutricional advindo da venda de guloseimas, refrigerantes e alimentos com alto índice de açúcar”.
O projeto determina que o tema da alimentação saudável seja incluído no projeto pedagógico da escola, movimentando todas as áreas de estudo. Entre as ações, o texto prevê atividades educativas que apoiem e incentivem práticas mais saudáveis, incluindo estratégias de conscientização alimentar junto às famílias, que alertem para sua corresponsabilidade sobre o tema. Ainda, a proposta busca restringir a oferta de guloseimas, refrigerantes e alimentos com alto índice de açúcar nas cantinas das escolas.
A Semana de Conscientização buscaria estimular os serviços de alimentação da unidade escolar a divulgar opções de alimentos saudáveis, auxiliando no desenvolvimento de estratégias que possibilitem essas escolhas. O PL está concluso em 1º turno e já pode seguir para votação em Plenário.
Comments