top of page

Centro Integrado de Arte e Economia Criativa é inaugurado

Prédio do novo centro cultural foi cedido gratuitamente pelo Governo do Estado e impactará população de mais de 40 mil pessoas de São Gotardo



 

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), e a Prefeitura de São Gotardo inauguraram, nessa segunda-feira (23/12), o Centro Integrado de Arte e Economia Criativa de São Gotardo (Ciarte). Implementado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de São Gotardo, na região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, o novo centro cultural nasceu com o objetivo de fomentar o conhecimento para toda a população, promover a diversidade cultural e preservar o patrimônio cultural, além de dinamizar a economia e possibilitar o desenvolvimento do município.

 

O Ciarte começou a funcionar em imóvel cedido gratuitamente pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda, à Prefeitura de São Gotardo, em um esforço para fortalecer a cultura e o turismo na cidade. Com 346,64 m², o prédio abriga exposições de arte, apresentações teatrais, concertos, cursos, exibição de filmes, oficinas e palestras, impactando mais de 40 mil são-gotardenses, além de pessoas da região.

 

A concessão do imóvel pelo Governo do Estado foi feita em dezembro de 2022, ocasião na qual a Prefeitura de São Gotardo firmou parceria com a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), vinculada à Secult-MG, para ajudar na estruturação do Ciarte. Desde então, a FAOP e o Palácio das Artes trabalharam em diversos projetos em São Gotardo, focando na formação e capacitação profissional de diferentes agentes artísticos e culturais.

 

“São Gotardo é uma terra produtiva, acolhedora e habitada por pessoas dedicadas ao trabalho. A inauguração do Ciarte, fruto da parceria entre o Governo de Minas e a Prefeitura, é uma realização especial para mim, cidade que foi o berço de minha formação política e pessoal”, declarou o Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

 

Homenagem a uma gestão de sucesso

A gestora municipal aproveitou a oportunidade para homenagear o são-gotardense Leônidas de Oliveira. Durante a cerimônia, Denise Abadia destacou a trajetória do secretário, desde sua infância até os dias atuais, ressaltando a relevância de suas ações à frente da Secretaria de Cultura e Turismo.



 

“A gestão do Leônidas criou o Carnaval da Liberdade, o Minas Santa, a Semana da Inconfidência, o Minas Junina, o Natal da Liberdade e a Virada da Liberdade. Todos esses projetos se mostraram de fundamental importância para a consolidação do turismo de da cultura de Minas Gerais”, analisou a prefeita Denise Abadia, destacando ainda o trabalho de Leônidas com grupos culturais, como as Congadas e as religiões de matrizes africanas, que contribuíram para a valorização do patrimônio imaterial do estado.

“O Queijo Minas Artesanal ser reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco é uma das maiores felicidades da minha gestão. Desde que cheguei à secretaria, Minas se tornou líder no crescimento do turismo, superando destinos como Rio de Janeiro, Bahia e outras cidades do Nordeste, conforme dados do IBGE. Agradeço a presença de ex-prefeitos, vereadores e participantes do evento, e especialmente à prefeita Denise Abadia, por essa homenagem tão sensível”, concluiu Leônidas de Oliveira.

Comments


bottom of page