top of page

Cervejas Low-Carb e zero álcool crescem no mercado

  • Foto do escritor: Fluxo BH
    Fluxo BH
  • há 1 dia
  • 4 min de leitura

Verão chegou e com ele as promessas de uma vida mais saudável, exercícios físicos regulares, dietas, enfim, uma vida mais plena e saudável. Com esse conceito, as cervejas low-carb que começaram a ser uma tendência forte nos últimos dois anos, tem se tornado cada vez mais uma aposta forte para as cervejarias artesanais. A procura e aceitação superaram as expectativas e pensando nesse nicho, as cervejarias começaram a apostar na produção dessas cervejas.

 

Mas o que significa o termo low-carb? 

O termo low carb se refere à uma linha alimentar ou alimentos com baixo teor de carboidratos, ou seja, para quem busca dieta com baixo teor de carboidrato essas cervejas tem um índice muito menor do que uma pilsen normal. Mas os médicos alertam, mesmo uma cerveja low-carb é preciso ter cautela, a ingestão em excesso pode ser tão prejudicial quanto ingerir a cerveja normal.


Sempre que ingerimos um alimento com alto teor de carboidratos há um pico glicêmico no organismo e, consequentemente, um pico insulínico. Quando isso ocorre frequentemente pode ser muito prejudicial para a saúde: contribui para o ganho de peso, para o aumento de gordura abdominal e aumenta, também, o risco de doenças cardiovasculares. A cerveja low carb, além do baixo valor calórico, pode ser uma opção interessante para diminuir esses picos. No entanto, é preciso ter cuidado com a quantidade e com os acompanhamentos da cerveja.E vale lembrar que ela tem baixo índice glicêmico, mas possui teor alcoólico.

 

No Brasil, ainda não existe regulamentação para a cerveja low carb. Nos Estados Unidos, as normas indicam que a bebida pode conter até 7 g de carboidratos em 355 ml de cerveja – em cervejas tradicionais, a média é de 35 g. De modo geral, as cervejas deste tipo que estão disponíveis no mercado apresentam até 4 g de carboidratos.


Várias cervejarias já tem essa cerveja em seu portfólio. É o caso da Krug Bier, uma das primeiras artesanais do estado. Ela lançou a Krug 20 e depois a Krug Light, antenada nesse público. A Krug Light foi lançada mais recentemente em comemoração aos 26 anos da cervejaria, com níveis mais baixos de carboidratos e calorias. No processo de fabricação da cerveja, ainda é retirado o glúten, o que a torna segura para o consumo de celíacos ou de pessoas que optaram por retirar a proteína da alimentação. “Uma cerveja leve, refrescante, para ser apreciada nos melhores momentos de quem aprecia a boa cerveja e é fã da Krug Bier”, afirma Alexandre Bruzzi, diretor da cervejaria. 

 

Ela tem apenas 1,5 grama de carboidrato e 30 calorias a cada 100ml. São até 80% menos carboidratos e 4% de álcool, menos que a média das lagers. Segundo Alexandre, “o desafio foi buscar as características que queríamos para que fosse um produto light, mas sem perder o sabor de cerveja”, pontua. Atende ao público que está preocupado no controle da ingestão de calorias e é ideal para celíacos. “A Krug Light entrou na nossa linha como uma cerveja superespecial e miramos o público que pratica esportes e se preocupa com a saúde”, explica Alexandre. Ela já está no mercado em versão long neck e 600 ml.


A Cervejaria Läut apresenta a nova De Leve Long Neck em garrafa transparente, com rótulo redesenhado e uma proposta ainda mais alinhada ao consumidor que busca leveza, equilíbrio e praticidade no dia a dia. A mudança reforça a estratégia da marca de ampliar ocasiões de consumo e consolidar, dentro do portfólio, um pilar cada vez mais relevante, produtos com menor carga calórica e ou menor teor alcoólico e foco em bem-estar e moderação. 

 

A garrafa transparente foi escolhida para evidenciar a cor, a limpidez e a proposta refrescante da De Leve, além de entregar mais impacto visual no ponto de venda e em ocasiões como bares, restaurantes e eventos. É uma embalagem que conversa com a linguagem atual do mercado, mais direta, “clean”, premium e com forte apelo de prateleira.

 

O novo rótulo nasce de uma necessidade clara, comunicar com mais precisão o posicionamento “De Leve” e facilitar a leitura no primeiro olhar. Em portfólio amplo, rótulo não é só estética, é arquitetura de marca, ajuda o consumidor a entender rapidamente “qual é qual”, reduz fricção na compra, melhora lembrança e fortalece consistência entre canais como gôndolas, geladeiras, carta de bebidas e digital.

 

O consumidor brasileiro acelerou o interesse por bebidas com menos calorias, menor teor alcoólico e atributos funcionais, em linha com um padrão global de consumo mais consciente. A De Leve passa a ocupar, de forma mais evidente, o papel de “porta de entrada” do portfólio para ocasiões em que o consumidor quer sabor e refrescância, mas com uma escolha mais equilibrada. A De Leve é um projeto para ampliar ocasiões de consumo. A nova Long Neck com garrafa transparente e rótulo redesenhado deixa isso ainda mais claro, frescor, simplicidade e qualidade, do jeito que o mercado está pedindo.

 

Já a Breedom Cervejaria também lançou uma cerveja no ano passado, pensando nesse público. A Low Carb é leve e refrescante, caracterizada por ser menos encorpada, resultado de um extrato original baixo, o que reduz significativamente as calorias. Com apenas 3,9% de teor alcoólico e um amargor de 12 IBU, ela apresenta um perfil suave, mas ainda assim perceptível, sendo ideal para quem busca uma bebida leve e com muito sabor. A cerveja é puro malte, de baixa fermentação, com uma coloração clara e translúcida, um colarinho branco estável, além de um perfil mais cítrico, bastante agradável. 

 

Essa novidade da Breedom é uma resposta à crescente demanda por produtos que se alinhem a estilos de vida mais saudáveis. Com baixas calorias e baixo teor alcoólico, a cerveja atende perfeitamente ao público em geral que aprecia uma boa Pilsen, oferecendo uma experiência de sabor completa e bastante satisfatória entre os consumidores. Além disso, a Low Carb valoriza também aqueles que buscam uma vida fitness, emagrecimento ou que apenas mantém uma dieta balanceada. A cervejaria buscou criar uma cerveja de baixo teor alcoólico, mas sem abrir mão do sabor, garantindo que seja desfrutada igualmente por todos os públicos. A expectativa é que a Low Carb se torne uma tendência no mercado e cresça a sua produção. Mesmo com sua leveza, a cerveja mantém um paladar maltado agradável, graças ao uso de malte Pilsen, que confere uma cor mais clara e um sabor suave e equilibrado. O amargor, embora discreto, é bem evidente e proporciona um final agradável e limpo, sem deixar residual.

Comentários


bottom of page