Comissão de Cultura visita Distrito de Lapinha da Serra
- Fluxo BH

- há 16 horas
- 2 min de leitura
Comissão pretende confirmar importância do tombamento municipal da Lagoa da Lapinha e verificar o funcionamento de pequena central hidrelétrica.
Iniciativa da visita é da deputada Beatriz Cerqueira e faz parte da luta pela preservação de monumentos naturais de Minas - Arquivo ALMG Foto: Guilherme Bergamini

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita nesta segunda-feira (10/11/25) o Distrito de Lapinha da Serra, pertencente ao Município de Santana do Riacho, região Central de Minas Gerais.
Segundo requerimento da Deputada Beatriz Cerqueira (PT), o objetivo da visita consiste em verificar a importância do tombamento municipal da Lagoa da Lapinha da Serra, localizada no Distrito de Lapinha da Serra, em razão de sua relevância cultural, ambiental, turística e econômica.
A Assembleia de Minas também pretende avaliar as condições da outorga hídrica concedida à Pequena Central Hidrelétrica Coronel Américo Teixeira, cujo reservatório se estende por 3,27 km² e é capaz de acumular cerca de 17 bilhões de litros de água, viabilizando a geração de energia por todo ano, para cerca de 1.800 residências.
Com o tombamento municipal da Lagoa da Lapinha da Serra, é possível preservar o patrimônio ambiental, cultural e histórico, visto que a lagoa também é um grande atrativo turístico da região. O assunto do tombamento integral do complexo Lapinha da Serra já foi tema de audiência pública da Comissão de Cultura, realizada em setembro deste ano.
Leia também
Além disso, a região de Santana do Riacho, onde se localiza o Distrito Lapinha da Serra, também oferece a visitantes uma boa gastronomia e diversos passeis turísticos, como a Travessia Lapinha Tabuleiro. Essas atividades movimentam a economia local e geram renda para os moradores.
Tópicos: Administração Pública, Cultura



Comentários