Conferência de Clubes Sociais Negros e Cultura Afro integra a programação da 7ª edição do Encontro de Ogans e Raiz
- Fluxo BH
- há 1 dia
- 3 min de leitura
Ambos os eventos ocorrem neste fim de semana em Uberaba e vão compartilhar entre si a valorização dos espaços sociais que fazem parte do patrimônio cultural e memória da comunidade negra uberabense e brasileira

A Conferência de Clubes Sociais Negros e Cultura Afro acontece neste sabado, 18 de outubro, no o auditório da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O evento tem como objetivo reafirmar a existência e manutenção dos clubes sociais negros e discutir sob diferente oticas do conhecimento, a importância desses espaços sociais e culturais para a proteção e fortalecimento das comunidades negras, em Uberaba, Minas Gerais e o Brasil.
Nesse sentido, parte da conferência estará integrada à programação do VII Encontro de Encontro de Ogans e Raiz, que acontece entre os dias 17 e 19 na Chácara Meirilaudo, no Recreio dos Bandeirantes. O evento realizado pela Associação Mineira de Clubes Sociais Negros e a Associação de Ogans receberá o seminário “Clubes Negros em Cena: Memória, Cultura e Patrimônio Vivo.” Dividido entre três módulos, o seminário é gratuito, mediante retirada de ingressos na Sympla, e garante certificado aos participantes.
Convidado para mesa-redonda “Panorama dos clubes Negros em Minas Gerais: Cultura,
identidade e memória”, que abrirá o seminário, o Dr. Flávio Saldanha, professor do Departamento de História da UFTM, destaca positivamente o intercâmbio entre a Conferência de Clubes Negros e o Encontro de Ogans. “Eu vejo o 7° Encontro de Ogans & Raiz como positivo e de grande importância para Uberaba, especialmente, para a comunidade negra uberabense, tendo em vista que os clubes sociais negros são espaços de lazer, preservação e, acima de tudo, de resistência da cultura negra na cidade. A este respeito, destaco o Elite Clube de Uberaba, um clube social fundado em 1964, pela comunidade negra uberabense. Um lugar que funciona como espaço para socialização, difusão e resistência da cultura negra em Uberaba.”
Confira a programação completa da Conferência de Clubes Sociais Negros e Cultura Afro:
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/7-encontro-de-ogans-e-raiz-tema-funcoes-nacoes-e-toques/3162889 (Após a retirada do ingresso o participante deve retirar a pulseira de identificação nos pontos de apoio)
Data: 18 de outubro (sábado)
Horário: 14h às 18h
Local: Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM ) – Auditório Porta Laranja (Rua Vigário Carlos, 100 – Bairro Abadia – Uberaba/MG).
Clubes Negros em Cena: Memória, Cultura e Patrimônio Vivo
Público-alvo: Estudantes, pesquisadores, educadores, gestores culturais, membros de clubes negros, movimentos sociais e interessados em patrimônio cultural afro brasileiro.
Conteúdo:
14h às 15h - Módulo 1: Panorama dos clubes negros em Minas Gerais: Cultura, identidade e memória
Palestrantes: Marlon Marcelo e Prof. Flávio Saldanha da UFTM
15h às 16h20 - Módulo 2: Políticas culturais e clubes negros
Palestrantes: Nicole Batista e Clever Machado
16h20 às 17h – Roda de Conversa e Apresentação Artística: “TOQUES”
17h às 18h - Módulo 3: Memórias em movimentos: os clubistas em foco Mediadores: Marlon Marcelo e Nicole Batista Representação: Coordenadoria da Igualdade Racial e do COMPIR de Uberaba
*Emissão de certificado de participação
Sobre o Encontro de Ogans
Encontro de Ogans e Raiz teve sua primeira edição em 2019, objetivando desmistificar e divulgar a cultura de matriz africana e promover a união dos terreiros. Com o passar dos anos o combate ao racismo, à desigualdade e o envolvimento, a população passou a ser a base para fortalecimento do Encontro, que utiliza a cultura como instrumento para valorizar as tradições de matriz africana e a identidade regional. No cenário cultural de Uberaba o encontro tem se dedicado para entregar resultado dentro do cenário de uma cidade referência antirracista, ser um geoparque e por possuir um percentual elevado de negros e suas culturas de matriz africanas; mas, contudo, e lamentavelmente, tem visto crescer as questões de racismo no município. Assim, o projeto vem de encontro às políticas públicas utilizadas para combater o racismo, as desigualdades e outras formas de discriminação, providas na cidade propondo desenvolvimento da população.
Sobre a Associação Mineira de Clubes Sociais Negros
Associação Mineira de Clubes Sociais Negros foi criada em 2010. Desde então, tem se dedicado a iniciativas voltadas aos Clubes Sociais Negros e à promoção da Cultura Afro- brasileira. Tem se destacado na implementação de projetos, abordando áreas fundamentais como educação patrimonial, atividades socioculturais que celebram e difundem a cultura afro-brasileira. Com unidades administrativas em Leopoldina, Uberaba e Ituiutaba. O foco da instituição é fomentar o conhecimento e a preservação dos bens culturais associados aos Clubes Sociais Negros e a população negra a ele atrelado.
Comentários