top of page

Conheça o Plano Brasis que vai pegar a estrada para todos os estados brasileiros

  • Foto do escritor: Fluxo BH
    Fluxo BH
  • há 14 minutos
  • 4 min de leitura


A Embratur apresentou, em parceria com o Sebrae Nacional, nesta quarta-feira (21), no Rio de Janeiro (RJ), o Plano Brasis, novo Plano de Marketing Turístico Internacional do país. O objetivo é detalhar a estratégia de promoção dos destinos brasileiros no exterior até 2027 e o documento orientador para a promoção internacional voltado para cada Unidade da Federação. Esse é o início de um trabalho para promover maior coesão entre a estratégia nacional de promoção internacional do Brasil e as ações desenvolvidas nos estados.

A primeira apresentação aconteceu na sede do Sebrae Rio, na capital fluminense. Nos próximos meses, a Embratur visitará outras regiões do país com o mesmo objetivo: garantir que as ações locais estejam em sintonia com a visão estratégica do país, fortalecendo a promoção do turismo brasileiro no exterior. Construído em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e o Sebrae, o Plano Brasis sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos, junto com a Marca Brasil, e reposiciona e fortalece a identidade do país, ampliando a presença dos destinos brasileiros no mundo até 2027.

O novo plano vai propiciar ambientes de negócio fortalecidos, fomentar o empreendedorismo, sustentabilidade, auto estima cultural além de gerar emprego e renda em todos os destinos do país. Liderada pela equipe técnica da Embratur, a nova estratégia de marketing turístico foi desenvolvida com a participação ativa de diversos atores, incluindo representantes do trade turístico nacional e internacional. Os estados brasileiros também indicaram pontos focais que contribuíram diretamente para a construção do documento. Representantes das secretarias estaduais de turismo e dos Sebraes estaduais participaram do processo, que contou ainda com o apoio da FGV e da consultoria da Dream Factory.

A Embratur também realizou uma pesquisa aberta, em três idiomas, voltada ao trade nacional e internacional, obtendo 2.458 respostas. Além disso, foram ouvidos gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores do setor e pesquisadores, ampliando a escuta e garantindo uma base sólida e representativa para o plano. O plano ainda passou por validação no Encontro de Gestores de Turismo do Sebrae, na Câmara Técnica de Promoção e Apoio à Comercialização do Turismo e na 64ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Turismo.

Freixo destaca a importância de levar o plano a cada uma das regiões. “Com essas ações, a gente apresenta os nosso principais eixos estratégicos e o novo posicionamento do Brasil no mercado internacional, mostra como cada estado está incluído nesse plano e garante um diálogo ainda mais próximo com os Sebraes de cada região e com as secretarias estaduais de turismo e o trade turístico local. Nossas apresentações são todas participativas para que tudo ocorra de forma colaborativa. Isso é importante porque o Plano Brasis foi construído ouvindo todo mundo e a gente quer que continue assim”, explica.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, lembra que o fortalecimento da promoção internacional ajuda a gerar empregos. “As micro e pequenas empresas representam 97% do setor do turismo no Brasil. Portanto, o Sebrae está nessa agenda, que já se mostra revolucionária no potencial de gerar emprego e renda no país, que é o único no mundo que possui seis biomas. O turismo no Brasil precisa, cada vez mais, ter visibilidade, que é justamente a proposta do lançamento deste plano”, aponta Décio Lima.

Lançamento

O lançamento do Plano Brasis aconteceu nesta segunda-feira (19). Freixo, apresentou a novidade no primeiro dia do Visit Brasil Summit, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Em solenidade na abertura do evento, o ministro do Turismo, Celso Sabino, assinou a portaria da pasta que institui a iniciativa. O lançamento marca um novo momento do turismo internacional no Brasil. De acordo com o presidente da Embratur, trata-se de “um plano de construção de país”, que traz um Brasil diverso, sustentável, democrático, “bom para visitar e bom para se viver”, e que também entende o turista como um agente na construção desse país.

O Plano Brasis traz consigo a mensagem de um Brasil único, mas diverso em sua dimensão continental, sua pluralidade de povos, culturas, história e biomas, com muito a apresentar, oferecer e contribuir com o mundo. Entre os objetivos do projeto está alavancar a imagem turística do país no exterior, aumentar o número de turistas internacionais nos destinos brasileiros, ampliar a receita turística com viagens internacionais ao país e promover a distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico internacional por todo o território nacional e fortalecer a gestão de atores de interesse para potencializar a competitividade turística internacional do Brasil.

O lançamento acontece quando o país registra uma série de recordes de entrada de turistas internacionais e de entrada de divisas. Foram US$ 7,3 bilhões de dólares arrecadados em 2024 só com turismo estrangeiro. E para se ter uma ideia, De janeiro a abril de 2025, o Brasil registrou a entrada de 4.425.888 visitantes internacionais, 65% de todo o fluxo registrado ao longo do ano passado, indicando um avanço expressivo no setor.

Interessados em conhecer o Plano Brasis podem acessá-lo clicando aqui.

Visit Brasil Summit

O Visit Brasil Summit, onde a Embratur lançou o novo plano, é uma iniciativa inédita da Agência, em parceria com o Sebrae, e teve como tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”. O evento foi idealizado para promover uma série de painéis e debates com autoridades, especialistas e referências culturais, ambientais e do turismo no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Um marco na agenda do setor no país, o evento é como um espaço de debates e cocriação de estratégias para fortalecer o posicionamento brasileiro como destino competitivo e atrativo para diferentes perfis de turistas internacionais.

Comments


bottom of page