top of page

EkoResort Canastra é lançado em Cássia durante a Semana de Santa Rita

  • Foto do escritor: Fluxo BH
    Fluxo BH
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

SECULT


Empreendimento é novo ícone do turismo sustentável e religioso de Minas Gerais, projetando o estado para o Brasil e o mundo 



Minas Gerais reafirma sua posição de destaque no turismo nacional com o lançamento oficial do EkoResort Canastra, ocorrido nesta sexta-feira (23), em Cássia, no Sul do estado, durante a Semana de Santa Rita de Cássia — celebração que movimenta o maior santuário do mundo dedicado à santa.

A iniciativa consolida a Serra da Canastra como um dos territórios mais promissores do turismo integrado no país, ampliando as oportunidades para o turismo religioso, ecológico, gastronômico e de eventos.

“O EkoResort Canastra nasce entre as águas, os montes e a fé. Une o espiritual, o ecológico e o econômico com um padrão de excelência. Minas vive um novo tempo no turismo, com investimentos, empregos e autoestima recuperada”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Com mais de 50% das unidades comercializadas no lançamento, o empreendimento nasce como referência em turismo sustentável, termal, religioso e de alto padrão, ocupando mais de 300 mil m² de área total, dos quais 160 mil m² serão construídos em uma obra com entrega prevista em 4 anos.

A expectativa é de que o resort gere cerca de 200 empregos diretos durante a construção e, após sua conclusão, outros 300 postos de trabalho permanentes, além de estimular o surgimento de novos negócios locais nos setores de gastronomia, transporte, serviços e comércio.

Às margens do Lago de Peixoto — continuação do Lago de Furnas — o EkoResort integra hotel de luxo, bangalôs, residências exclusivas, sistema de multipropriedade, marina, heliponto, centro de convenções, beach club, acqua park e 1 km de praia privativa. Além disso, está interligado a uma rede global de mais de 6 mil hotéis parceiros, posicionando Minas Gerais na rota internacional do turismo de experiência.

O anúncio do Canastra Eko Resort integra um momento histórico para o turismo mineiro. Em 2024, o estado ultrapassou a marca de 32 milhões de turistas, com crescimento de 11,8% na atividade turística, mais que o dobro da média nacional, de acordo com dados do IBGE e do Observatório do Turismo de Minas Gerais. 

Um estado que se reinventa com o turismo

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), tem adotado uma política de fomento estruturada, com ênfase na descentralização e na valorização das vocações regionais. O ICMS Turismo, por exemplo, já destinou mais de R$ 81 milhões a 513 municípios em 2024, estimulando a profissionalização e a qualificação da gestão pública na área.

“Minas acolhe, preserva e inova. Essa é a nossa força. O turismo em Minas já é uma das maiores fontes de geração de emprego, renda e autoestima regional. Seguiremos com planejamento e diálogo, valorizando o que temos de mais precioso: nossa cultura, nossa hospitalidade e nossa gente”, reforça Oliveira.

Comments


bottom of page