top of page

GILDA QUEIROZ EM EXPOSIÇÃO: Ativismo Artístico e Empoderamento Feminino

  • Foto do escritor: Fluxo BH
    Fluxo BH
  • 19 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

A luta pelos direitos das mulheres está inspirando muito as artes e a sociedade. O ano começou sob o espectro obscuro da pandemia, e durante esse período constatou-se o aumento significativo da violência contra a mulher no mundo todo. Em 2020 a ONU, estabeleceu a data de 25 de novembro o “Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres”, a nível psicológico, físico, sexual, moral e patrimonial. Alinhado a essa grande campanha internacional, a artista plástica Gilda Queiroz, propôs a exposição “Ativismo Artístico e Empoderamento Feminino” constituído por uma série de 20 desenhos da artista brasileira, que coloca seu talento artístico e sua solidariedade, seja na condição de mulher, de artista e de ser humano, na forma de ativismo artístico como reação a essa grave violação dos direitos humanos que é a violência física e psicológica contra mulheres no mundo todo.


São desenhos feitos a carvão, aquarela, nanquim, acrílica e técnica mista que revelam rostos e corpos femininos estigmatizados pela violência, mas que, num gesto de resistência, lançam um olhar, que é um apelo ao espectador: não podemos nos calar diante da violência. Os desenhos são acompanhados de breves comentários informativos: desde relatos a dados estatísticos, reflexões, leis e soluções já obtidas em vários países no enfretamento desse problema.


Gilda acredita que a abordagem do tema através da arte favorece sobremaneira a circulação de princípios para uma cultura internacional de combate à violência contra as mulheres, na medida em que promove uma experiência de sensibilidade, de acolhimento, de resistência e empoderamento.


Gilda Queiroz irá expor suas obras no “SALÃO FRIDA KAHLO” na cidade de Coimbra em Portugal entre os dias 17/01 a 22/01.

Gilda Queiroz nasceu em Rubim, no vale do Jequitinhonha (MG), trabalha e vive em Belo Horizonte. Fez cursos com Paulo Lisboa, Solange Botelho (aluna do mestre Guignard), Edna Assis, Luiz Cerqueira em Arembepe (BA) e em Londres no Studios Art Show. Ela estudou moda e design. Trabalha com pintura, aquarela e gravura.


“Gilda Queiroz, artista múltiplo tem arte como senso de vida. Arte na tela, arte em tecido, arte em gravura em metal, arte na vida! Cursando em Londres ou na Bahia, sua arte é solar e suas cores são a essência principal! É power art, vem de energia que leva o artista a mergulhar na tela, pintar e colorir, natural para quem nasceu no vale do Jequitinhonha.


De forma forte e expressiva, a pintura de Gilda Queiroz busca harmonia de cores e faz conexão com elementos presentes. A utilização de cores fortes é perfeita aliada da proposição expressiva de sua arte contemporânea. Influenciada pelo universo da moda, ela desenha figuras que utilizam potes - panelas de barro, referenciando o universo do vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.”



Comentários


bottom of page