top of page

IBTM World 2025 terá ações para promover o potencial do turismo de negócios no Brasil

  • Foto do escritor: Fluxo BH
    Fluxo BH
  • há 4 dias
  • 4 min de leitura

Estande brasileiro reunirá 24 coexpositores e será palco de ações promocionais, reforçando o Brasil como um país preparado para o cenário MICE internacional


ree

Entre terça-feira (18) e quinta (20), a Embratur e o Sebrae marcam presença na IBTM World 2025, uma das principais feiras globais do segmento MICE (Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições/Eventos), realizada em Barcelona, na Espanha. Com um estande atualizado e 24 postos de trabalho na Feira, a Agência lidera a participação brasileira, reforçando o protagonismo do país como destino competitivo, autêntico e sustentável para negócios e eventos internacionais. 

A atuação no evento está alinhada ao Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027, que norteia a promoção internacional do Brasil. O documento propõe a atuação por meio da integração com setores estratégicos como tecnologia, economia verde, saúde, energia renovável e serviços financeiros, setores potencialmente relevantes no que diz respeito à realização de grandes eventos.

A participação acontece no momento em que o turismo internacional no Brasil se aproxima do recorde histórico de 8 milhões de visitantes. Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, em meio ao contexto atual, no qual o Brasil é sede de grandes eventos internacionais, como a COP 30, a participação na IBTM  é mais um passo na promoção do país no exterior. 

“A nossa participação com este conjunto de ações na IBTM reforça a estratégia da Embratur no reposicionamento global do Brasil e fortalece o nosso poder de atrair eventos internacionais, promover viagens de incentivo, ampliando a visibilidade do Brasil como polo de inovação, cultura e sustentabilidade. A ação também integra o esforço da Agência em diversificar a oferta turística e alinhar os destinos brasileiros neste segmento em que temos alcançado cada vez mais espaço”, destaca Freixo.

“O Sebrae tem atuado para tornar os pequenos negócios mais competitivos e capazes de se inserir no mercado nacional e internacional. Quando um pequeno ganha espaço, ele leva consigo toda uma rede de restaurantes, pousadas, guias e experiências que fortalecem o destino como um todo. O setor do Turismo conta uma atuação predominante de pequenos negócios. Ao atrair visitantes, o turismo dinamiza a economia de cidades e regiões, incentivando o crescimento de negócios e proporcionando a criação de empregos diretos e indiretos”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Estratégia MICE na Europa

Entre janeiro e setembro de 2025, o Brasil recebeu mais de 1 milhão de visitantes europeus, crescimento de 20,11% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Espanha, país-sede da IBTM, registrou aumento de 24,82% no envio de turistas ao Brasil.

A conectividade aérea entre os dois países também se fortaleceu, com 2.614 voos previstos para 2025 e mais de 815 mil assentos disponíveis, partindo de Madri e Barcelona para destinos como Guarulhos, Rio de Janeiro, Salvador, Campinas e Recife.

Diante disso, a participação na IBTM também fortalece a presença do Brasil em um mercado que movimenta mais de US$ 870 bilhões anuais e deve ultrapassar US$ 945 bilhões em 2025, gerando mais de 36 milhões de empregos diretos e indiretos. Entre 2023 e 2024, o país registrou um aumento de 50% na realização de eventos internacionais, avançando para a 15ª posição no ranking global da ICCA e consolidando-se como líder na América Latina, com 42 cidades brasileiras sediando eventos de alcance global.

MICE

A estratégia MICE (Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions) na Embratur funciona como um pilar para a captação de negócios de alto valor para o Brasil, visando consolidar o país como um destino de excelência para eventos internacionais. 

A Agência executa um trabalho contínuo de marketing e promoção internacional, participando de feiras globais do setor para destacar a infraestrutura nacional e atrair congressos, feiras e viagens de incentivo. O objetivo principal é atrair um público com maior poder aquisitivo e garantir um fluxo turístico mais estável ao longo do ano, combatendo a sazonalidade e gerando um impacto econômico significativo para diversos destinos brasileiros.

Estande Brasil

Instalado no Pavilhão Brasil, o espaço reúne 24 coexpositores, entre destinos turísticos, redes hoteleiras, operadoras DMCs, companhias aéreas e centros de convenções. Participam também estados e cidades como Ceará, Salvador, São Sebastião (SP) e Paraná, além de organizações como Visit Iguassu, Visit Rio Convention Bureau e Visite São Paulo Convention Bureau.

O estande chega à IBTM com um conceito imersivo e sensorial, projetado para traduzir o jeito brasileiro de criar conexões. O espaço será palco de ações promocionais que despertam os sentidos e criam vínculos afetivos com os visitantes. Entre elas: a tradicional degustação de caipirinhas, a exibição da campanha internacional “Soft Power” — que valoriza o jeito brasileiro de ser e viver —, e a ativação do Brasil Travel Specialist (BTS), com brindes para os agentes de viagens certificados pela plataforma de cursos. 

Além disso, ao longo dos três dias de programação, a Embratur promoverá o Destination Experience, uma programação especial com ativações de 20 minutos cada, apresentadas pela Embratur, destinos brasileiros e empresas coexpositoras, onde recebemos compradores selecionados e de mercados estratégicos ao stand para ampliar seu conhecimento sobre o Brasil, estreitando o relacionamento, visando a conversão dos negócios — reforçando o Brasil como um país preparado para o cenário MICE internacional.

IBTM World 2025

A IBTM World 2025 deve reunir mais de 11 mil participantes, entre 2.350 expositores e 4.800 buyers de 96 países, movimentando cerca de 74 mil reuniões agendadas. Durante todos os dias da feira, o espaço brasileiro contará também com o Destination Experience, formato exclusivo de apresentações de 20 minutos realizadas por destinos e coexpositores destinadas a buyers selecionados estrategicamente — PCOs, AMCs, associações internacionais e corporações globais.

Comentários


bottom of page