Jornalistas portugueses fazem imersão entre o Barroco e o Carnaval de Minas Gerais
- há 2 dias
- 4 min de leitura
Ação estratégica promove destinos como Ouro Preto, Inhotim e Belo Horizonte para o principal mercado emissor de turistas do estado; em 2025, chegada desses turistas cresceu 5,2%

Até a última segunda-feira (16), uma press trip com jornalistas portugueses foi realizada em Minas Gerais . Os convidados conheceram a mistura frutífera de tradição com diversidade, sustentabilidade, história e carnaval, além de descobrirem um pouco sobre a hospitalidade, gastronomia e cultura do estado. A ação teve apoio da Belotur, da Secretaria de Cultura e Turismo de MG e do Grupo Hoteleiro Vila Galé.
A press trip percorreu os destinos de Belo Horizonte, Ouro Preto e Brumadinho, onde estava localizado o Instituto Inhotim. O roteiro apresentou a gastronomia tradicional, o patrimônio histórico barroco, a natureza, a vida rural, a arte contemporânea e o efervescente e crescente carnaval mineiro. A vivência direta de experiências pela imprensa internacional gerou publicações em veículos de comunicação e redes sociais, ampliando a visibilidade dos destinos mineiros e estimulando mais viagens de estrangeiros, em especial portugueses, para o Estado.
“Minas Gerais foi estratégica para a diversificação da promoção do Brasil no exterior. O Estado foi parte incontornável da história e da cultura brasileira e foi dono de um carnaval que chamou cada vez mais a atenção do mundo, além de uma hospitalidade e uma gastronomia que encantaram o turista. Com essa press trip, mostramos que o Brasil ofereceu experiências que uniram sustentabilidade, tradição e a alegria única da nossa folia tão desejada por estrangeiros de todo o globo”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O grupo visitou igrejas históricas como a Basílica de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. Em Belo Horizonte, a agenda incluiu o Conjunto Moderno da Pampulha, Patrimônio Cultural da UNESCO. A programação contemplou ainda a visita ao Museu de Arte Contemporânea de Inhotim e a gastronomia da região de Brumadinho.
Para Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, a parceria com a Embratur foi fundamental para reforçar a divulgação do Brasil no exterior. “Todos os anos, a TAP organizou press trips com jornalistas europeus para mostrar a diversidade e as belezas do país, e esta viagem a Minas Gerais seguiu exatamente esse propósito: dar visibilidade internacional a um destino rico em cultura, gastronomia, história e natureza, fortalecendo ainda mais a imagem do Brasil como um lugar único a ser visitado”, afirmou.
Para a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega, a iniciativa reforçou o posicionamento do Estado no cenário internacional. “Minas Gerais reuniu atributos únicos para o turismo internacional: patrimônio histórico reconhecido mundialmente, gastronomia premiada, arte contemporânea, natureza e um carnaval que cresceu em relevância a cada ano. Receber jornalistas portugueses foi uma estratégia fundamental para ampliar a visibilidade do nosso Estado no principal mercado emissor de turistas para Minas, fortalecendo a imagem de um destino diverso, acolhedor e preparado para receber visitantes de todo o mundo”, destacou.
“O Carnaval de Belo Horizonte nasceu da rua e da força criativa dos seus blocos e escolas de samba. Foi uma festa plural, democrática e inclusiva, que respeitou as diferenças e celebrou a diversidade. Com planejamento integrado e atuação conjunta dos órgãos municipais, garantimos uma estrutura segura e organizada para moradores e turistas. O Brasil bateu, em 2025, recorde de visitantes internacionais, e Belo Horizonte esteve atenta a esse movimento, buscando ampliar cada vez mais sua presença no cenário global. Tivemos um olhar estratégico para o turismo internacional, especialmente para o mercado português, que foi prioritário para a cidade, inclusive pela conexão aérea direta para Lisboa. Receber jornalistas internacionais foi uma oportunidade de mostrar que BH esteve preparada para receber o mundo, com cultura, gastronomia de excelência e experiências autênticas durante todo o ano”, afirmou o presidente da Belotur, Eduardo Cruvinel.
Chegada de turistas internacionais
Os números do Portal de Dados da Embratur mostraram o crescimento do turismo internacional em Minas Gerais. Em 2025, o estado recebeu 44.748 turistas estrangeiros, um acréscimo de 3,37% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 43.287 visitantes.
Portugal liderou o ranking de países emissores para o destino, com 12.031 viajantes e alta de 5,2%. Os Estados Unidos apareceram na segunda posição, com 8.940 turistas (+5,22%), seguidos pela Argentina, que enviou 3.327 visitantes para o estado em 2025 (11,41%), maior crescimento percentual.
Recorde de press trips em 2025
Cumprindo a estratégia de promoção internacional dos destinos brasileiros, a Embratur realizou, em 2025, um número recorde de press trips, iniciativa que convidou jornalistas, influenciadores e formadores de opinião para conhecerem os atrativos de determinadas regiões e divulgarem a experiência em seus países, estimulando o turismo. Ao todo, foram promovidas 18 viagens ao longo do ano.
As iniciativas reuniram cerca de 60 convidados de 10 mercados internacionais relevantes para o turismo brasileiro. Todas as regiões do país foram contempladas, alcançando 11 estados e 31 municípios. Segundo Marcelo Freixo, o foco foi a descentralização da promoção internacional e a valorização da diversidade de destinos, experiências e narrativas do Brasil.
“O ano passado foi o que mais teve press trips desde a implementação destas iniciativas pela Agência, em 2022. As viagens permitiram que comunicadores e criadores de conteúdo conhecessem presencialmente os destinos brasileiros, vivenciassem experiências autênticas e estabelecessem contato direto com tradições culturais, gastronomia, natureza e modos de vida. A partir dessas vivências, os convidados produziram conteúdos editoriais e digitais capazes de transmitir, com credibilidade e sensibilidade, a diversidade e a singularidade do Brasil para audiências internacionais qualificadas”, explicou Freixo.



Comentários