top of page

Mapa Gastronômico da Folia apresenta a diversidade da culinária de BH durante o Carnaval

  • há 2 horas
  • 3 min de leitura

Os foliões que vão curtir o Carnaval de Belo Horizonte passam a contar com o Mapa Gastronômico da Folia, ferramenta que reúne opções para aproveitar a diversidade da gastronomia belo-horizontina nos dias de festa. Disponível no Portal Belo Horizonte, o projeto contempla diferentes frentes, como a Parada Gastronômica, a Estação Gastronômica, os Bares com Alma, as padarias e os estabelecimentos que concorreram na última edição do Concurso “Comida Di Boteco”.


A Parada Gastronômica reúne nove pontos estratégicos da cidade, com vários estabelecimentos que oferecem opções tanto para os foliões quanto para quem busca um momento mais tranquilo durante o Carnaval. A iniciativa convida turistas e moradores a explorarem a diversidade e a qualidade da culinária belo-horizontina, reconhecida nacionalmente.



Os locais participantes são:



- Edifício Central - Avenida dos Andradas, 367 - Centro


- Edifício Maletta - Rua da Bahia, 1.148 - Centro


- Galeria São Vicente - Rua Santa Catarina, 214 - Centro


- Feira dos Produtores - Avenida Cristiano Machado, 1.950 - Cidade Nova


- Mercado Central - Avenida Augusto de Lima, 744 - Centro


- Mercado Distrital do Cruzeiro - Rua Ouro Fino, 452 - Cruzeiro


- Mercado Novo - Rua Rio Grande do Sul, 499 - Centro


- Mercado de Origem - Olhos D' Água - Rua Adriano Chaves e Matos, 447


- Mercado de Origem - Santa Tereza - Rua São Gotardo, 273



Estação Gastronômica



A Estação Gastronômica acontece na Praça da Estação na segunda (16) e terça-feira (17) de Carnaval para atender os foliões que estarão acompanhando os desfiles das escolas de samba, dos blocos caricatos e Kandandu.



O espaço vai proporcionar uma experiência gastronômica com food trucks participantes do Programa Jornada Produtiva, coordenado pela Secretaria Municipal de Política Urbana e que desempenha um papel fundamental na inserção produtiva e na geração de renda para trabalhadores do comércio local em espaços públicos, simplificando processos, oferecendo suporte a empreendedores, valorizando a cultura e promovendo a inclusão social.



A proposta é celebrar a gastronomia de forma sustentável e inclusiva, minimizando o impacto ambiental e promovendo um Carnaval mais consciente. Além disso, a Estação Gastronômica cria oportunidades para empreendedores locais e contribui para o desenvolvimento econômico da cidade.



“O Mapa Gastronômico da Folia surge como uma estratégia para integrar ainda mais a culinária à experiência do Carnaval, reconhecendo a comida como expressão cultural e ativo econômico da cidade. Ao conectar foliões, turistas e empreendedores, a iniciativa reforça o posicionamento de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, valorizando nossos sabores, saberes e tradições”, ressalta Eduardo Cruvinel, presidente da Belotur.



Além de qualificar a vivência de quem participa da festa, o projeto impulsiona negócios locais. “Especialmente os empreendedores vinculados ao Programa Jornada Produtiva, ampliando oportunidades, fortalecendo a economia criativa e promovendo geração de renda de forma descentralizada”, acrescenta Cruvinel.



Bares com Alma



O projeto também contempla o Bares com Alma, realizado pela Belotur em parceria com o Sebrae Minas, que destaca 30 estabelecimentos responsáveis por consolidar Belo Horizonte como a capital nacional dos bares. 



Lançado no de 2024, o Bares com Alma mapeou e reconheceu a importância cultural dos botequins com mais de 30 anos de história, que ajudaram a consolidar Belo Horizonte como a capital nacional dos bares. Após meses de pesquisa, debates e refinamento, a Belotur e o Sebrae Minas divulgaram a lista dos 30 estabelecimentos selecionados para o projeto.



Para ampliar a visibilidade da iniciativa durante o Carnaval de Belo Horizonte 2026, a lista dos 30 bares foi incorporada ao Mapa Gastronômico da Folia, proporcionando aos foliões experiências autênticas que só podem ser vividas na capital mineira.



Comida Di Buteco



Ao todo, 122 estabelecimentos participantes da última edição do concurso Comida Di Buteco também integram o Mapa Gastronômico do Carnaval de BH 2026. A iniciativa busca ampliar a visibilidade de um dos maiores concursos gastronômicos do país junto aos foliões que estarão na cidade, especialmente turistas vindos de outras regiões do estado e do Brasil.



Padarias



A parceria com o Sindicato e Associação da Panificação e Confeitaria de MG (Amipão) inclui 41 padarias no Mapa Gastronômico da Folia. As padarias são pontos de encontro e referência na cultura belo-horizontina, oferecendo praticidade, variedade e horários estendidos por toda a cidade.


Comentários


bottom of page