Ora-pro-nóbis, o ‘Ouro Verde’ de Minas, é estrela de documentário que celebra sabor e tradição
- Fluxo BH

- 22 de out.
- 2 min de leitura
Curta-metragem "Ora Pro Nobis: do Pé pra Panela", já disponível no YouTube, mergulha nas memórias e na cultura alimentar de moradores de Pompéu, em Sabará, para revelar a força da planta na culinária e na vida da comunidade

O ora-pro-nóbis é um símbolo da cultura e da mesa mineira. Conhecido por muitos como o verdadeiro "Ouro Verde", essa planta rica em sabor e história é o fio condutor do novo e sensível curta-documentário "Ora Pro Nobis: do Pé pra Panela". A produção é um convite para uma pausa aconchegante e reflexiva que mostra como um saber que passa de geração em geração continua vivo e pulsante.
O filme apresenta a comunidade do bairro Pompeu, antigo Arraial de Pompéu, através de alguns de seus moradores. A narrativa é guiada pela mestra cozinheira Maria Rosa de Andrade, a Dona Nem, que há mais de 50 anos transforma o ora-pro-nóbis e a jabuticaba em iguarias que encantam. Ao lado dela, as vozes de Silas da Fonseca, Leônida da Fonseca e Maria da Glória tecem uma colcha de retalhos de memórias, revelando como a planta ainda hoje é fonte de conhecimento, afeto, cultura e economia local.
Com uma fotografia que valoriza o verde das folhas e o calor humano, o documentário demonstra que, em Minas Gerais, a comida vai muito além do alimento – é um ato de resistência aos industrializados, e valorização do pertencimento e união. Ao registrar as receitas e os causos, o projeto homenageia os pequenos produtores e estimula um olhar mais atento para a riqueza da cultura local.
Produzido pelo Rancho da Cultura com apoio da Lei Paulo Gustavo no âmbito do estado de Minas Gerais, "Ora Pro Nobis: do Pé pra Panela" é um programa ideal para toda a família e serve também como uma excelente ferramenta de estudo em salas de aula, abrindo discussões sobre patrimônio imaterial, agricultura familiar e cultura popular.
Este filme é um prato cheio para quem valoriza as raízes e os sabores autênticos de MInas e do Brasil.O curta-documentário "Ora Pro Nobis: do Pé pra Panela" está disponível gratuitamente no canal do Rancho da Cultura no YouTube. Link: https://youtu.be/OiKkuj4rMLI?si=kqJGdFbgfvO6fMYg



Comentários