top of page

PREFEITURA DE BH ACENA PARA RETORNO DO COMÉRCIO

Ag.Brasil






Após se reunião com o prefeito Alexandre Kalil (PSD), representantes do comércio de BH acreditam na possibilidade de reabertura das atividades não essenciais na próxima semana. A ideia é que as lojas possam funcionar pelo menos alguns dias por semana.


De acordo com o presidente do Sindicato de Lojistas de Belo Horizonte, Nadim Donato, a conversa foi positiva. O município ampliou o número de leitos destinados ao tratamento de Covid-19 e sinalizou estudos de apoio aos comerciantes.


O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais, José Anchieta da Silva, criticou a judicialização da questão. O juiz Wauner Batista obrigou a reabertura das atividades não essenciais na capital a partir de 29 de janeiro, após uma ação popular do deputado estadual Bruno Engler (PRTB). "A ideia da judicialização é a pior de todas, é colocar mais um ator na operação, que efetivamente não fala a linguagem dos empresários, das autoridades do Executivo. De fato, quem deve resolver isso são os empresários e a autoridade executiva. Qualquer pedido judicial, com certeza, obrigaria o poder judiciário a analisar a coisa do ponto de vista da ciência e do ponto de vista da empresa, isso quem sabe fazer somos nós, empresários e autoridades do Executivo. O prefeito "acenou positivamente" para a reabertura do comércio nos próximos dias. De efetivo, já ficou marcado para a próxima semana mais uma reunião nossa de reavaliação do quadro, portanto os empresários podem estar tranquilos que, em alguma medida, a abertura já está a caminho", afirmou Anchieta.


O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Sindbares), Paulo Pedrosa, disse que, quando as lojas do comérico forem autorizadas a abrir, os bares e restaurantes também serão."Os bares e restaurantes e lojistas vão funcionar juntos, vamos trabalhar juntos. No dia que o prefeito autorizar os lojistas, vai atuar bares e restaurantes. Se vai ser com bebida alcoólica ou não, a prefeitura, por meio dos seus secretários, é que vai definir", disse.

Comments


bottom of page