top of page

Quitandas de Congonhas celebra a tradição e impulsiona o turismo da cozinha mineira

  • Foto do escritor: Fluxo BH
    Fluxo BH
  • há 22 horas
  • 2 min de leitura

Em sua 25ª edição, evento valoriza os sabores regionais e o trabalho das famílias que preservam receitas por gerações

Secult



Congonhas, cidade histórica e Patrimônio Cultural da Humanidade, viveu, no último fim de semana, a doce celebração da cultura mineira com a realização da 25ª edição do Festival Quitandas de Congonhas. O evento, que reuniu milhares de visitantes e expositores de diversas regiões do estado, reafirmou o valor das quitandas como expressão autêntica da nossa identidade, da nossa memória afetiva e da força da cozinha popular de Minas Gerais.

“O festival é instrumento de preservação da cultura alimentar mineira, o sucesso da edição deste ano contribui não apenas para a promoção da cozinha mineira, mas também para a geração de renda e desenvolvimento sustentável das comunidades locais”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira. 

“Mais do que um evento, o Festival Quitandas de Congonhas é um encontro com as raízes de Minas, um convite à partilha e à mineiridade”, acrescenta Oliveira.

Ao longo dos dias de festival, a cidade se transformou em um grande palco de sabores, aromas e histórias, exaltando o talento das quitandeiras e a ancestralidade das receitas passadas de geração em geração. Broas, bolos, biscoitos, pães de queijo, roscas e compotas encantaram o público, promovendo a valorização da economia da criatividade, do turismo de experiência e da agricultura familiar.

Com uma programação cultural diversificada, oficinas, apresentações musicais e rodas de conversa, o Festival Quitandas mostrou que Minas é terra onde tradição e inovação caminham juntas. A realização do evento fortalece o posicionamento de Minas Gerais como referência na gastronomia nacional, destacando Congonhas como um destino acolhedor, de fé, arte e sabores.


Comentários


bottom of page