Rio de Janeiro sedia a 52ª ABAV Expo de 8 a 10 outubro de 2025 com fortes expectativas para o turismo nacional
- Fluxo BH
- 9 de out.
- 4 min de leitura
Atualizado: há 4 dias


Por Mauro But
Rio de Janeiro – A 52ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo ocorre entre os dias 8 e 10 de outubro de 2025, no Riocentro, no Rio de Janeiro, consolidando-se como um dos principais encontros do trade turístico da América Latina.
Panorama do evento
A organização estima a participação de mais de 2.000 marcas expositoras, abrangendo companhias aéreas, hotéis, operadoras, tecnologia, transporte e destinos turísticos.
Serão promovidas mais de 60 capacitações, com debates, painéis e conteúdos estratégicos por meio do ABAV Talks.
A feira espera atrair mais de 42 mil visitantes, entre agentes, profissionais do setor e imprensa especializada.
O ABAV Buyers Club - programa de rodadas de negócios com compradores nacionais e internacionais, será parte central da estratégia comercial, com foco em apertar parcerias e gerar oportunidades qualificadas.
Discursos e posicionamentos de liderança
Durante a solenidade de abertura, diversas autoridades do turismo nacional reforçaram a relevância estratégica da ABAV Expo:
Marcelo Freixo - Presidente da Embratur
Freixo celebrou os resultados alcançados pelo setor do turismo, enfatizando que o êxito decorre de uma ação coletiva e de políticas respaldadas pelo diálogo. Em suas palavras, saudou “as autoridades presentes, os parceiros do dia a dia e o trade turístico como um todo”, afirmando ter-se atingido a marca de 7 milhões de turistas até setembro.
Ele quebrou um pouco o protocolo convidando “o Bruno e a equipe da Embratur” a se levantarem, destacando que “ninguém trabalha sozinho” e que esse resultado é fruto de “uma equipe técnica, de diálogo e confiança”.
Para Freixo, mais do que números, esses índices simbolizam uma retomada de credibilidade: “o Brasil voltou a ser o país do diálogo” e “voltou a ser admirado no mundo”. Ele lembrou também que não se trata de um número isolado: 2024 já bateu recordes de receita - US$ 7 bilhões - e declarou que o turismo “é motor de emprego e renda para guias, agências, prestadores de serviço, para o Brasil inteiro”.
Freixo projetou ainda crescimento: lembrou que o Plano Nacional de Turismo prevê a chegada a 8 milhões de turistas até 2027, e que o desafio agora é fazer desse cenário uma tendência sustentável.
Ana Carolina Medeiros – Presidente da ABAV Nacional
Ana Carolina ressaltou a necessidade de atitudes pensadas e corajosas no mercado de agenciamento de viagens, defendendo que coragem não é impulsividade, mas resultado de princípios e compromisso.
Ela propôs uma reflexão coletiva sobre “o turismo brasileiro que queremos”, enfatizando que o agente de viagens é “profissional que estuda, se dedica, e tem compromisso com o cliente, fornecedores e parceiros”.
Em sua fala, agradeceu às equipes da ABAV Nacional e entidades parceiras, destacou a importância de gerar negócios e oportunidades nos mais de 60 palestras e arenas, e apontou que, nos corredores da feira e nas rodadas de negócios, “vamos nos conectar com futuros parceiros e acessar autoridades e mídia para propagar o melhor do turismo brasileiro”.
Antônio de Queiroz – Presidente da Fecomércio RJ
O pronunciamento do dirigente fluminense enfatizou o papel do turismo como propulsor econômico: “é a maior mola da economia do país e o Rio de Janeiro é exemplo”. Ele saudou mulheres, entidades, secretários e autoridades presentes, destacando o protagonismo do estado e convidando os visitantes a explorar não só a capital, mas todo o interior do Rio - “da serra ao mar, em poucas horas se vive diversidade de experiências”.
Queiroz celebrou os recordes de visitantes no Rio em 2025 ,com crescimento superior a 50% em relação ao ano anterior e reforçou que o evento é união entre iniciativa pública e privada para fortalecer as cadeias produtivas do turismo.
ABAV-MG marca presença e destaca logística e impacto para o trade
A caravana da ABAV Minas Gerais, composta por mais de 40 agentes vindos de Belo Horizonte, Juiz de Fora e outras cidades, trouxe ao evento a representatividade do interior mineiro.
O presidente da ABAV-MG, Peter Mangabeira, enfatizou a relevância da edição carioca: “um evento que contou com apoio do Sesc, Senac, do governo e do município do Rio e que, por sua logística e estrutura, torna-se central para que possamos gerar negócios e visibilidade para os estados”. Ele ressaltou que o encontro favorece o networking e a consolidação de parcerias em todas as regiões.
Apoios, infraestrutura e programação especial
A ABAV Expo 2025 conta com apoio institucional de entidades como Sebrae, Ministério do Turismo e Confederação Nacional do Comércio (CNC), além de parcerias locais com Fecomércio RJ, Sesc e Senac.
A feira ocupará dois pavilhões no Riocentro e terá espaços dedicados ao luxo (ABAV Exclusive), tecnologia (ABAV Travel Tech), bem como ações sustentáveis por meio da Jornada ABAV ESG.
Também está prevista uma noite de encerramento tipicamente carioca, com apresentação da escola de samba Mangueira, reunindo expositores, visitantes e associados da ABAV.
A programação da feira inclui ainda o Show Histórias do Murcha, marcado para um dos dias da ABAV, além de rodadas de negócios e capacitações gratuitas abertas aos participantes.
Perspectivas e expectativas
Com a convergência entre público, setor privado e poderes públicos, a 52ª ABAV Expo chega com ambição de consolidar o Brasil como destino turístico competitivo e sustentável. A troca de experiências, o fortalecimento da cadeia produtiva e a busca por novos mercados serão pilares desta edição.
Se os discursos e declarações traduzem o espírito do momento de resgate de diálogo, confiança e estratégia conjunta, espera-se que o evento impulse não só a visibilidade nacional, mas também números concretos de geração de emprego, renda e promoção internacional para o turismo brasileiro.
Fotos by: Emily Colona











Comentários