Varginha lança projeto “Sol de Furnas” e se consolida como polo de desenvolvimento regional do turismo
- Fluxo BH

- 13 de ago.
- 2 min de leitura



Por: Mauro But
Varginha, MG – No dia 21 de agosto, às 19h, no Theatro Capitólio, será realizado um evento histórico para o Sul de Minas. A Câmara Municipal de
Varginha e a Empresa de Desenvolvimento Regional do Sul de Minas (EDERSUL) apresentarão iniciativas estratégicas que prometem transformar a economia e o turismo da região. Entre elas, o projeto “Sol de Furnas”, que busca preservar o nível de água do Lago de Furnas por meio de soluções energéticas sustentáveis.
Atualmente, a geração de energia no lago durante períodos de seca exige
grande volume de água, provocando sua baixa. O “Sol de Furnas” propõe
reduzir essa dependência, criando uma capacidade energética alternativa que preserva o recurso hídrico. Inicialmente, o projeto abrangerá os 34 municípios do entorno do lago, e, posteriormente, será estendido a 165 cidades do Sul e Sudoeste de Minas Gerais.
Outro anúncio de peso será a criação do Polo de Desenvolvimento Regional do Turismo em Varginha, cidade com infraestrutura estratégica — aeroporto localização central e liderança regional — que abrigará ações integradas para
cerca de 60 municípios. A proposta é impulsionar a integração turística e econômica, potencializando vocações locais.
Durante a solenidade, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, será homenageado com a Comenda do Mérito Cultural da Câmara Municipal de Varginha, o maior reconhecimento da cidade na área. Segundo o presidente da EDERSUL, Braz Pagani, que atua há mais de 45 anos no setor, “nunca houve um secretário com um projeto tão forte e resultados tão representativos para o turismo mineiro no Brasil e no mundo”.
O evento também marcará o lançamento oficial da Rota do Café e das Águas, em um café da manhã especial na Fazenda Pedra Negra, em Três Pontas, fortalecendo o turismo temático na região.
A iniciativa conta com apoio incondicional da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Lago), presidida pelo prefeito de Capitólio, Cristiano Gerardão, e da AMBASP, liderada pelo prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci . A Câmara
Municipal de Varginha, presidida por Marquinhos da Cooperativa, também é protagonista na criação da primeira Lei Municipal de Turismo e Cultura da cidade, que servirá de modelo para todo o estado. “Estamos diante de um divisor de águas. Esses projetos são fruto de mais de uma década de trabalho e agora chegam ao ponto de se tornarem realidade”, afirmou Pagani.
Serviço
Evento: Lançamento do projeto “Sol de Furnas” e Polo de Desenvolvimento
Regional do Turismo
Data: 21 de agosto
Horário: 19h
Local: Theatro Capitólio – Varginha (MG)
Realização: Câmara Municipal de Varginha e EDERSUL
Homenagem: Entrega da Comenda do Mérito Cultural ao secretário Leônidas
José de Oliveira



Comentários